Foto: Pixabay

WWF lança campanha pelo mico-leão dourado

Redação Webventure/ Aventura brasil

O WWF-Brasil e a Associação Mico-Leão-Dourado (AMLD) comemoram o aumento para 1000 animais da população de micos-leões-dourados vivendo livre na natureza, um marco no ambientalismo. Mas, para que eles estejam a salvo da extinção, este número deve dobrar até 2025. Por isso, foi lançada a campanha “Mico 1000” que pretende engajar a sociedade nesta questão.

Reproduzindo-se bem em cativeiro e na mata, o mico-leão-dourado precisa apenas de mais habitat para chegar a uma população de 2 mil micos. Hoje, existem 16.600 mil hectares disponíveis quando o ideal seria 25.000. Para ampliar a quantidade de florestas e evitar os altos custos da mudança dos micos entre diferentes áreas o Projeto quer criar “corredores florestais”. Com esta campanha, pretende-se arrecadar fundos necessários para obter mudas, plantar e manter por pelo menos três anos as árvores, criando 13 corredores ligados a14 “ilhas” de vegetação entre a Reserva de Poço das Antas e a Fazenda Rio Vermelho.

Conheça o bicho – O mico-leão-dourado é um pequeno primata de pêlo alaranjado e cauda longa que atinge até 60 cm quando adulto. Seu nome vem da pelagem que possui ao redor da cabeça, semelhante à juba de um leão. Vítima da própria beleza, o mico-leão foi capturado em grandes quantidades durante séculos, tendo sido animal de estimação no Brasil e nas cortes européias do passado. A principal ameaça à sua sobrevivência veio da ocupação humana.

Vivendo na Mata Atlântica do Rio de Janeiro, sofreu todo o impacto dos desmatamentos que praticamente destruiram a vegetação nativa da região. Enquanto existem 7% de Mata Atlântica no Brasil, restam apenas cerca de 2% do tipo de Mata Atlântica que serve de habitat para o mico-leão. Por isso, ele é considerado um dos primatas mais ameaçados que existem.

Como participar – As doações, de pelo menos 5 Reais, poderão ser feitas pelo telefone (0800-175652), diretamente em conta-corrente (Banco do Brasil, agência 3129-1 conta micowwf1000-6) ou pelo site especial da campanha que pode ser acessado pelo site do WWF (www.wwf.org.br). A expectativa é arrecadar R$ 400 mil.

Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: abril 19, 2001

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure