Foto: Pixabay

X-Alps: atletas atravessam Alpes de parapente

Redação Webventure/ Voo Livre

Serão 19 pilotos de todo o mundo no evento. (foto: Divulgação)
Serão 19 pilotos de todo o mundo no evento. (foto: Divulgação)

Os Alpes suíços receberão a partir do dia 14 de julho dezenove parapentistas para o X-Alps, competição que exige que os pilotos atravessem os 800km dos Alpes de leste a oeste, sem a ajuda de qualquer meio de transporte, e em no máximo três semanas.

O ponto de partida será Dachstein, na Áustria, e o destino é Mônaco. O evento, um dos mais radicais do mundo, terá como prêmio 20 mil euros, em dinheiro. “O que torna a prova tão difícil é que os pilotos têm de passar as noites na montanha, para que possam voar assim que acordarem no dia seguinte, bem cedo”, explica Hannes Arch, idealizador do X-Alps.

As equipes podem escolher suas próprias rotas de Dachstein até Mônaco. Cada um dos 19 parapentistas terá o suporte de uma pessoa de apoio, que fornecerá comida, equipamentos e informações.

Como só têm três semanas para cumprirem a travessia, os pilotos precisarão torcer para que as condições climáticas ajudem. Caso contrário, terão de compensar o tempo perdido a pé não serão desconsiderados os dias em que os ventos não favorecerem os vôos.

Os 19 participantes têm entre 22 e 47 anos de idade, e nasceram na Austrália, Áustria, Bulgária, Suíça, Alemanha, França, Itália, México, Polônia, Romênia, Eslovênia, Turquia, Inglaterra e Estados Unidos. Os destaques são Will Gadd (EUA), Carlos Carsolio (México) e Walter Holzmüller (Áustria).

Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: maio 5, 2003

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure