Nova dupla: navegadora Tina Thorner e piloto Colin McRae. (foto: Divulgação)
A equipe X-Raid apresentará importantes novidades para o Rally Dakar 2008. O time que compete com carros da BMW disputará o maior rali do mundo com o piloto Colin McRae e terá combustível novo: o biodiesel, politicamente correto.
“Estava claro que o McRae iria vir para o time. Primeiro, porque ele tem aquele jeitão de Palmeirense e depois, mesmo correndo com uma Nissan, estava a toda hora rondando a X-Raid em Portugal. Brinquei e perguntei quando eles iam me contar que eu teria um irmãozinho novo na equipe e eles, muito sem-graça, fizeram cara de interrogação, comentou o brasileiro Paulo Nobre, o Palmeirinha, piloto da equipe X-Raid. Além dos dois, completam o time o francês Guerlain Chicherit e ao catarense Nassar Al-Attiyah.
A medida demonstra a preocupação dos integrantes da X-Raid com a preservação do meio ambiente. Nenhuma equipe na história do Dakar competiu com biodiesel – o acordo foi firmado graças à parceria com a North American Company AlgoDyne.
Já o escocês Colin McRae chega com a missão de transformar os BMW em reais candidatos ao título. O piloto, que terá as companhias de Guerlain Chicherit e Nasser Al-Attiyah, tem no currículo o título de campeão mundial de rali em 1995 e um total de 25 vitórias em provas de cross-country.
Nome perfeito – “Não conseguiríamos recrutar ninguém melhor do que o Colin”, analisa Sven Quandt, chefe da equipe X-Raid. “Ele é o piloto dos sonhos para qualquer time”, acrescenta. O piloto de 38 anos já iniciou os testes com o carro e se mostrou animado. “Pelo que percebi, estamos no caminho certo. A equipe é pequena, mas está focada em conseguir grandes resultados”, explica. A estréia oficial de Colin McRae na equipe será no Baja Espanha, entre os dias 18 e 22 de julho. Mas a equipe completa só estará junta no Rally Desert Challenge, entre os dias 27 de outubro e 2 de novembro, nos Emirados Árabes.
Navegadora de Colin na X-Raid, Tina Thorner comemora a entrada do biodiesel no mundo off-road. “Esta é a primeira vez que usamos esse tipo de combustível e funcionou muito bem no começo. Vamos dar nossa contribuição para um mundo menos poluído”, finaliza a parceira de Jutta Kleinschmidt nas últimas edições do Dakar.
Este texto foi escrito por: Webventure