Carro da Medley Genéricos/Piquet Sports (foto: )
São Paulo – O piloto Xandynho Negrão (Medley Genéricos) é daqueles que quando não está na pista procura sempre uma alternativa para aprender e desenvolver a capacidade física, mental e profissional. Enquanto não estréia na Fórmula-3 Sul-Americana, Xandynho Negrão participou de um programa de desenvolvimento humano, na cidade de Campos do Jordão (SP), no Instituto de Bem-Estar, Equilíbrio e Performance Surya-Pan.
Nos três dias e quatro noites de programa, Xandynho teve contato com algumas das técnicas mais modernas de relaxamento, concentração, meditação, consciência corporal, psicologia esportiva e noções de nutrição.
Sem contar os exercícios físicos, que servem para melhorar o autocontrole, a perseverança. Essas coisas são muito importantes para um piloto profissional, disse Xandynho Negrão, de 18 anos.
No programa, realizado no Instituto de Bem-Estar, Equilíbrio e Performance Surya-Pan, um resort situado nas montanhas, os 15 pilotos tiveram o acompanhamento de experientes profissionais, como o preparador esportivo José Rubens DElia e o ex-piloto da Fórmula-1 Alex Dias Ribeiro, que cuidou da parte espiritual dos atletas.
Achei demais esse trabalho que o pessoal vem desenvolvendo. Fiz yoga, meditei, conversei com psicólogos, aprendi um pouco mais sobre a boa alimentação. No geral, tenho certeza que saí do programa bem mais confiante e consciente da minha capacidade, disse Xandynho, que ainda foi elogiado por DElia.
O Xandynho demonstrou ter alto nível de competitividade, o que é muito bom no automobilismo. No lado emocional, ele também mostrou boa capacidade, manteve seus padrões de humor e bom nível de disciplina, explicou José Rubens.
Em cada teste físico, os pilotos aprendiam o motivo daquela situação.
No duatlo, a idéia é melhorar a capacidade para suportar o sofrimento; na escalada da Pedra do Baú, testaram a concentração em situação crítica; na prova de mountain bike, desenvolveram autocontrole, domínio do veículo e equilíbrio; com a meditação, aprenderem a recuperar energia pausando os diálogos internos, que têm alto grau de cobrança e crítica; com a yoga, passaram a se conhecer melhor e aumentaram o controle e a flexibilidade do corpo, explicou José Rubens.
Todos os pilotos foram acompanhados de perto pelos responsáveis pela iniciativa, que além de José Rubens, conta ainda com o empresário Fernando Hernandez Jr., dono do resort; Gastão Fráguas e Patrick Lotfi, que criaram a GP Management, empresa dedicada ao gerenciamento e direcionamento dos jovens pilotos.
Fiquei muito contente em participar do programa, definiu Xandynho Negrão.
A estréia de Xandynho Negrão na F-3 Sul-Americana será na próxima semana (12 e 13/04), no Autódromo Internacional Orlando Moura, em Campo Grande (MS). Xandynho vai defender a Equipe Medley Genéricos/Piquet Sports.
A Fórmula-3 Sul-Americana tem organização da Vicar Promoções e supervisão da Confederação Sul-Americana de Automobilismo. O patrocínio é da Pirelli.
Este texto foi escrito por: Fabrício Lima
Last modified: abril 4, 2003