Foto: Pixabay

Ximenes e Roldan passam pela vistoria do Dakar

Redação Webventure/ Offroad

Riamburgo  Lourival e a Pajero em Lisboa (foto: Haroldo Nogueira/ Divulgação)
Riamburgo Lourival e a Pajero em Lisboa (foto: Haroldo Nogueira/ Divulgação)

A dupla brasileira Riamburgo Ximenes e Lourival Roldan passou hoje pela vistoria da organização do Dakar 2007 em Lisboa, Portugal. Como a equipe de apoio da dupla é portuguesa, eles foram um dos primeiros da fila. A organização fiscaliza as equipes locais antes para dar tempo às internacionais chegaram.

Segundo o piloto, a vistoria foi severa. “O Dakar é conhecido pela rigidez com que atua, e suas vistorias técnicas e administrativas não fogem ao seu estilo. Nosso carro entrou no pátio fechado as 8:30h da manhã, logo fomos atendidos e toda a parte técnica avaliada por eles, depois seguimos para a parte administrativa que é realmente tão detalhada quando a técnica”, disse Riamburgo.

O navegador Lourival, que já participou de três edições da prova ao lado de Klever Kolberg, explica o processo. “Cada item aprovado é um carimbo no cartão das vistorias. Para podermos sair da parte administrativa, por exemplo, é preciso que todos os carimbos estejam nos devidos itens. Daí recebemos um carimbo final que aprova todos os anteriores”, conta.

Aprovados – A vistoria começa com a verificação dos equipamentos de segurança no interior do veículo. Tudo precisa estar dentro das normas da Federação Internacional de Automobilismo (FIA). Depois, entra a parte burocrática, com a checagem de vistos, passaportes, exames médicos e documentos pessoais. Por último aparecem os equipamentos obrigatórios, como o GPS, o Sentinel (equipamento que permite saber a aproximação de um veículo via rádio) e é colocado o número do veículo.

A Pajero número 397 da equipe brasileira já está no parque fechado, em frente ao Centro Cultural de Belém, na capital portuguesa.

Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: janeiro 3, 2007

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure