O VII Rally Internacional dos Sertões chegou ontem a Fortaleza, etapa final da edição 1999 do mais importante rali da América Latina. E chegou em festa com a vitória dos filhos da casa Riamburgo Ximenes e seu navegador Paulo Salles, na geral dos carros, com uma Mitsubish Evolution. Nas motos, a vitória já estava mais do que na mão do paulista José Hélio que, com uma moto Gas Gas, apenas administrou a diferença.
As dunas de Parnaíba foram o cenário mais do que perfeito para a primeira Especial do último dia do Rally. Foram cerca de 17 km atravessando montanhas de areia e também muitos atoleiros. Para as motos nenhum problema, a especial foi rápida e fez sucesso entre os pilotos, que aceleravam fundo subindo e descendo a trilha marcada pela organização da prova nas dunas.
Já para os carros a história foi bem diferente. Um fundo atoleiro na
entrada das dunas foi a dor de cabeça para muita gente. Reinaldo Varella e Alberto Fadigati, ficaram perto de perder a vitória na TT2 pela dificuldade em passar na lama que enganou muita gente.
A segunda especial era em uma estrada já perto da cidade de Jericoacoara (CE) e não significou nenhum desafio para quem já havia atravessado o país de cima a baixo para encontrar a água verde do litoral nordestino. Em Jericoacoara, o clima era de festa. Um almoço oferecido pelo Governo do Estado do Ceará foi a recepção perfeita para os competidores. Os pilotos chegavam comemorando o fim de mais uma edição do Rally, independente da posição alcançada.
Os resultados finais ainda não foram divulgados. Mas o Rally ainda não acabou oficialmente. Hoje acontece o tradicional Dunas Race Day, uma corrida em pista fechada nas dunas de Fortaleza, perto do Beach Park. A prova não vale pontos para a classificação do Rally dos Sertões, mas a participação de todos os carros e motos é obrigatória.
Este texto foi escrito por: Gustavo Mansur