Competição terá novos percursos em Tiradentes (foto: Divulgação/ Marcio Rodrigues)
Em 2009, o XTerra Regional fez sua estreia em Tiradentes, localizada na Estrada Real, em Minas Gerais. O charme da cidade mineira fará com que o local seja, mais uma vez, palco de uma das etapas do evento, entre os dias 16 e 17 de outubro. Desta vez, além do clima receptivo, a disputa contará com novos percursos na prova de mountain bike.
Tiradentes tem um charme especial na cidade, que atrai muitas pessoas. E, em 2010, o percurso mudou. Nós descobrimos lugares muito interessantes por lá. A prova está mais técnica. Por estarmos realizando a disputa no local pela segunda vez, nós conseguimos aprimorar diversos pontos. Então a expectativa é muito boa, disse Bernardo Fonseca, organizador do XTerra.
Com expectativa de chuva para os próximos dias em Minas Gerais, a organização do evento prevê ainda mais desafios para os atletas de mountain bike no percurso de 42 quilômetros. Com 40% de trechos inéditos, os competidores precisarão de muita habilidade para completar a disputa.
Até o dia da prova deve chover, então o percurso deve ficar bem escorregadio. Com um nível técnico mais alto do que o do ano passado, com muitos atletas bons, a briga pelas primeiras colocações deve ser muito acirrada, explicou Bernardo.
Crescimento – Mesmo acontecendo no mesmo fim de semana de outras grandes competições, as 400 vagas liberadas pela organização para o MTB Cup já estão quase todas preenchidas. Isso, segundo Bernardo, mostra a força que o XTerra vem ganhando ao longo de cada edição.
Nós entendemos que, por mais que tenham várias provas no mesmo dia, as pessoas estão preferindo ir para o XTerra. Então, isso é um sinônimo de que a prova está crescendo bastante. No MTB, a prova está com todos os grandes atletas do mountain bike nacional. Já confirmaram participação Érika Gramiscelli, Manuela Vilaseca, Rubens Donizete, Daniel Carneiro, Amarildo Ferreira, entre outros, contou.
Com o crescimento da competição refletido no número de atletas que procuram a prova a cada etapa, Fonseca confirmou que o MTB Cup do XTerra, em 2011, fará parte do Ranking Brasileiro de Mountain Bike.
Nós já vínhamos discutindo e agora isso irá se concretizar. Nós já combinamos com a Confederação Brasileira de Ciclismo e todas as etapas do XTerra do próximo ano contarão pontos para o Ranking Brasileiro. Então isso trará mais pessoas ainda. E, se for pensar, não tem porque nós não estarmos no ranking. O XTerra é o maior circuito do Brasil e com a maior premiação, finalizou o organizador.
Este texto foi escrito por: Caio Martins
Last modified: outubro 13, 2010