O Yacht Clube da Bahia recebeu nesta terça-feira (30) os participantes do Campeonato Norte Nordeste de Optimist. A cerimônia de abertura foi realizada no início da tarde e contou com clubes de várias regiões do país, que fizeram um desfile nas dependências do YCB na capital baiana. A banda da Marinha do Brasil participou do evento.
As regatas para jovens de 7 a 15 anos serão realizadas nas raias da Baía de Todos-os-Santos, em Salvador (BA), de 1º e 5 de maio. Os resultados servem como seletiva para formação da Equipe Brasileira de Vela na categoria.
O Campeonato Norte Nordeste de Optimist terá 150 atletas. A edição deste ano será válida como a última seletiva para os Campeonatos Internacionais: Mundial, Europeu, Norte Americano, Africano e Asiático.
O Comodoro do YCB, Ricardo Dantas, ressaltou a importância de sediar um evento desse porte, que pela primeira vez terá duas flotilhas da Bahia: Yacht Clube da Bahia e Aratu Iate Clube (AIC).
”Trata-se de uma competição de caráter norte-nordeste, que é uma seletiva para os torneios internacionais. Então assim, a nata do optimist no Brasil está aqui no YCB, que se sente muito honrado por receber essa turma toda para participar trocando experiências, que é o mais importante, mas também competindo”.
Lúcio Bahia, comodoro do AIC, reforçou esse sentimento, já que a competição interna entre as duas flotilhas ajuda no desenvolvimento dos atletas e fortalece o esporte na região. Ele ainda lembrou que seu filho, Victor Bahia, foi campeão regional em 2018.
”Internamente é muito bom porque desenvolve a rivalidade esportiva entre duas flotilhas da mesma região. Então, nós estamos com uma expectativa muito boa para uma classificação boa na seletiva. Eu tive a honra de ser pai de um atleta campeão do norte-nordeste. É um troféu belíssimo e transitório, que o atleta leva para casa e fica durante o ano todo. No próximo campeonato, ele traz esse troféu para transmitir para o próximo campeão”, disse.
Para Luis Eduardo Pato, gerente geral de esportes do YCB, um dos motivos para Salvador (SP) ser escolhida foi por conta da raia parecida com a do próximo mundial, que será realizado na Argentina, em dezembro.
”Para esse ano, a gente teve a satisfação de sermos eleitos, principalmente considerando como esse campeonato é seletiva para o campeonato mundial. A comissão técnica entendeu que a nossa raia é a que mais se assemelha à raia do próximo mundial. Então por isso a nossa candidatura foi vitoriosa, então é uma alegria porque com isso vem os melhores do país para cá”.
Alexandre Takimoto, diretor de vela do YCB, pontuou que a categoria é importante para revelar novos atletas, já que é o berço das medalhas olímpicas já conquistadas.
”A classe Optimist é o berço de todos os nossos grandes velejadores que nós temos, o berço de todas essas medalhas olímpicas que nós temos conquistado no nosso país, com a vela. Existe uma grande ansiedade por parte dos velejadores porque todos sentem muito orgulho de poder representar o nosso país no exterior e, com isso, os pais também acabam ficando bastante ansiosos”.
A classe Optimist tem sido um trampolim para grandes conquistas na modalidade, contando com nomes icônicos como Robert Scheidt, Martine Grael e também Juliana Duque, medalhista pan-americana e tricampeã mundial de Snipe, representando brilhantemente as cores do YCB.
O evento tem a parceria do CBC – Comitê Brasileiro de Clubes e a Opti BRA – Associação Brasileira dos velejadores da classe Optimist.
Foto: Willyam Nascimento