Foto: Pixabay

Yara e André são os “visitantes” ilustres na final do Baja

Redação Webventure/ Offroad

Yara Azevedo: estou escolhendo uma modalidade (foto: Luciana de Oliveira)
Yara Azevedo: estou escolhendo uma modalidade (foto: Luciana de Oliveira)

Uma nova dupla vai fazer sua estréia no Brasileiro de rali off-road e na Copa Baja: o casal Azevedo. André, campeão do Paris-Dakar e do Sertões, vai correr ao lado da esposa Yara, que já disputou campeonatos de raid e rali. Na verdade, André foi o professor dela – e a briga por quem vai sentar no banco do motorista promete ser grande. “Ainda não decidimos isso, mas não tem essa de um ser o navegador e o outro só piloto. Ambos têm um pouco dos dois”, conta ela.

No ano passado, Yara foi a única mulher a participar do Vale Raid, campeonato da região do Vale do Paraíba, onde os dois moram. No primeiro semestre de 2000, ela correu duas provas do Mitsubishi Motorsports. “Parei para pensar qual modalidade eu quero. Ouvi falar muito bem do Baja e quis conhecer”, explica.

André também não participou antes do campeonato, mas sua vasta experiência em fora-de-estrada vai ser outro diferencial da dupla. E mais: é a primeira vez, desde o Sertões 99, que ele corre de carro. Atualmente, Azevedo participa do Dakar e do Sertões com um caminhão Tatra. Nesta etapa final do Baja, eles usarão ma Mitsubishi L200. “E não estamos em busca de vitória. Queremos aproveitar o lugar, a idéia é fazer um passeio rápido no Pantanal”, diz a esposa.

Falta mulher – “Achei que poucas mulheres estão participando desta prova tão grande. Casada e mãe, como eu, não tem”, observou Yara. “Falta os patrocinadores investirem na mulher pela sua competitividade e não porque ela é diferente ou bonita”. Ser mulher e esposa de um piloto famoso são pesos muito grandes? “Não, isso me ajuda. Se o André não me apoiasse, ficando com as crianças quando eu estou correndo, não poderia fazer isso. Só que desta vez, a babá é que vai entrar em ação.”

Este texto foi escrito por: Luciana de Oliveira

Last modified: agosto 24, 2000

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure