Zanzibar: conheça mais sobre a terra natal de Freddie Mercury

Gabriel Gameiro/ Destino Aventura

A exótica ilha de Zanzibar é formada por duas ilhas maiores, Unguja e Pemba, além de outras 25 micro praias que compõe o arquipélago. Hoje, ela faz parte do território da Tanzânia, mas possui um governo independente, capital própria, como se fosse um país e um povo miscigenado. As ilhas já foram dominadas por africanos e persas. Hoje árabes, indianos e paquistaneses ocupam o local. Foi lá que o ícone da música pop Freddie Mercury nasceu.

Apesar do rico passado mercantil e histórico, suas belíssimas praias de areias brancas (elas são brancas mesmo) e mar azul tornam-se a principal atração da região. Sendo uma área de forte influência muçulmana, é recomendado que os turistas sejam discreto e sigam algumas regras de convivência, para evitar desconfortos.
zanzibar-2127575_1280

As praias de areia fina, branca e de águas esverdeadas impressionam qualquer um. Além disso, os visitantes se encantam na charmosa ilha com ruas tortuosas, onde o visitante pode se perder e se encontrar com a mesma facilidade, graças à hospitalidade e generosidade dos moradores.

das, dos grandes tesouros sempre procurados por piratas, da vegetação e das maravilhosas praias. A capital, Stone Town é a alma de todas as viagens, onde estão localizados mercados, lojas, museus e restaurantes. Conhecida também como Spice Island, esse arquipélago é conhecido por produzir muitos temperos como baunilha, noz-moscada, pimenta, açafrão, canela, cardamomo, gengibre, cravo, entre outros. As surpresas ficam por conta da gastronomia, que é perfumada com as especiarias locais.

Alimentação

Os habitantes originais das ilhas Zanzibar eram pescadores, que viviam em aldeias espalhadas ao longo das Ilhas do arquipélago. Eles sobreviveram com uma dieta de principalmente frutos do mar frescos, recolhidos das águas quentes do Oceano Índico em torno destas ilhas.

A culinária de Zanzibar tem algumas combinações bem diferentes do que estamos acostumados. O arroz pilaf, nome dado a uma mistura de arroz e especiarias, é o prato mais tradicional que pode ser servido tanto em casamentos quanto funerais. Um acompanhamento possível é uma salada de cebola fatiada, temperada com suco de limão, pimentões cortados e açúcar. Servido com molho de tomate e pepino em fatias finas e coberto com coentro fresco picado.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Outro prato típico é o sorpotel, que lembra nosso sarapatel. Há alguns lugarem em Zanzibar que os chefes pedem para o turista provar, antes de falar quais os ingredientes que estão no prato. Depois de comer, eles revelam que é um cozido de língua de boi, coração, fígado e carne de porco.

Pontos turísticos

Os moradores de Zanzibar são muito religiosos, mas existem algumas divergências entre o islamismo e o cristianismo, que sofre muita pressão dos radicais islâmicos. Mesmo assim, as poucas igrejas (25) são alguns dos lugares indicados para visitar, como a Catedral de São José e a Igreja Anglicana Catedral de Cristo. A Casa dos Sonhos, um prédio altíssimo e as ruínas do Forte Árabe são outros dois locais que os turistas costumam visitar.

Last modified: novembro 14, 2018

[fbcomments]
Gabriel Gameiro
Gabriel Gameiro
Estudante de jornalismo, que caiu no mundo dos esportes por acidente e com o tempo aprendeu a amar. Gosta do que faz e apesar de ainda não ser um corredor ama fazer spinning e cobrir corridas.