Zé do Pedal em sua atual aventura. (foto: Divulgação)
O ciclista José Geraldo de Souza, mais conhecido como Zé do Pedal, anunciou nesta semana seu mais novo e ousado projeto: estar na próxima Copa do Mundo de futebol, prevista para a África do Sul, em 2010. A aventura começa em 1º de maio deste ano, com mais de dois anos antes do evento.
O assessor para o Meio Ambiente do Distrito LC12 decidiu embarcar com tanta antecedência porque pretende percorrer uma rota formada por 19 países da Europa e da África que formam o Eldorado dos Diamantes. São eles: França, Espanha, Marrocos, Western Sahara, Mauritânia, Senegal, Mali, Burkina Faso, Costa do Marfim, Gana, Togo, Benin, Nigéria, Camarões, Congo, Angola, Namíbia, Botswana e África do Sul.
A abertura da viagem não poderia ter destino melhor: ele partirá da Torre Eiffel, em Paris, na França. Esta será a terceira Copa do Mundo da qual ele estará envolvido. Porém, ao contrário dos Mundiais de 1982 e 86, Zé do Pedal não usará bicicleta, e sim um velocípede fabricado na Holanda e importado para o Brasil recentemente.
O equipamento estará equipado com pneus de alta durabilidade, aro em polietileno, transmissão de corrente blindado, barra de torção, quadro em aço, freio a disco nas duas rodas traseiras, 7 marchas, farol e outros acessórios. O objetivo da viagem é chamar a atenção da comunidade internacional sobre dois dos maiores problemas que afetam a visão das crianças no mundo inteiro, principalmente nos países mais pobres: Catarata e Glaucoma.
Em ação – Zé do Pedal está desde 3 de dezembro em outra aventura, que largou em Piracicaba. Ele pedala sob um barco feito com 240 garrafas pet.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: janeiro 4, 2008