Zé Hélio foi o mais rápido no sábado (foto: David Santos Jr/ Webventure)
Um dos principais pilotos de moto do rali nacional, Zé Hélio venceu pela primeira vez nos carros no Rally Cuesta Off-road, que terminou neste domingo (3), na cidade de Botucatu (SP). Após 15 anos sobre duas rodas e cinco títulos no Rally dos Sertões, o piloto conseguiu o primeiro lugar com cerca de um minuto e meio de vantagem para Marcos Moraes e Du Sachs no resultado acumulado.
Nas outras modalidades, os vencedores foram Ike Klaumann nas motos, enquanto Munir Khalil levou a melhor nos quadris e a equipe Rafael Martinez-Conde, José Papacena Neto e Leandro Mota ganhou nos caminhões.
Este é o primeiro ano em que carros e caminhões participaram do campeonato, que teve 256 quilômetros de especiais e conta pontos para a nona e décima etapa do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country e para a quarta e quinta etapa do Campeonato Brasileiro de Baja para motos e quadris.
O campeão nos carros, José Hélio Rodrigues Filho, contou que ficou surpreso com seu desempenho. Foi uma prova de adaptação, surpreendeu porque eu consegui andar redondinho. Apesar de brigar bastante com o carro, eu vim sem errar, explica. Esta é a primeira prova que eu completo de carro depois de 15 anos de correndo profissionalmente de moto, completa.
Lombas dividem opiniões – Umas das características marcantes do trajeto do Rally Cuesta foram as lombas (curva de nível). A melhor parte foi no quilômetro 80, onde o circuito ficou travado com bastante areia e curvas de nível gigantes, com muito salto, descreve Juca Bala, piloto de moto. A sinalização estava muito boa e isso ajuda bastante a fazer um bom tempo, mas a maior dificuldade ainda são os radares. Controlar a velocidade para não tomar penalização tira um pouco concentração e o ritmo, explica Juca, que no ano passado perdeu a primeira colocação por causa de uma penalização de radar.
Já para os pilotos de caminhão as lombas são um desafio. Elas nos prejudicam. Qualquer área de reflorestamento tem que ter muita curva de nível por causa das chuvas e issso para o caminhão é muito difícil. Nós detestamos os pulos, gostamos de andar com as quatro rodas no chão, que é quando conseguimos tirar a potência máxima do motor do caminhão, explica Guido Salvini, piloto de caminhão que quebrou o eixo dianteiro em uma subida de curva arenosa no quilômetro 8 durante o segundo dia de prova.
Primeiros colocados da segunda estapa:
Carros:
1 Marcos Moraes / Carlos Eduardo Sachs (T14X4) – 2h01m19s
2 José Hélio Rodrigues Filho / Kleber Cincea (T14X4) – 2h01m43s
3 Luiz Facco / Glauber Fontoura (SUP) – 2h01m58s
Motos:
1 Ike Klaumann (SPD) – Tempo de Conclusão da prova: 1h53m03s
2 Júlio Cesar Zavatti (PDA) – 1h53m43s
3 Deni do Nascimento (SPD) – 1h53m54s
Quadrils:
1 Munir Khalil Lebbos (QD4) – 1h58m03s
2 José Mauro de Almeida Júnior (QD4) – 2h02m58s
3 Ernesto Jun Watashi (QD4) 3h30m00s
Caminhões:
1 Rafael de Souza Martinez-Conde / José Papacena Neto (CA LE) – 2h21m40s
2 Guido Salvini Netto / Flávio Bisi / Fernando Ventania (CA PE) – não completou a prova
3 Amable Martinez-Conde Barrasa / Evandro Bautz / Raphael Mohamed (CA PE) – 3h00m00s + 1h40m00s de penal Total: 5h40m00s
Primeiros colocados na classificação geral:
Carros:
1 José Hélio Rodrigues Filho / Kleber Cincea (T14X4)
2 Marcos Moraes / Carlos Eduardo Sachs (T14X4)
3 José Jorge de Barros Sawaya / Joá Bicudo (PR ET)
Motos:
1 Ike Klaumann (SPD)
2 Deni do Nascimento (SPD)
3 Thiago Carnio (MAR)
Quadrils:
1 Munir Khalil Lebbos (QD4)
2 José Mauro de Almeida Júnior (QD4)
3 André Suguita (QD4)
Caminhões:
1 Rafael de Souza Martinez-Conde / José Papacena Neto / Leandro Mota (CA LE)
2 Guido Salvini Netto / Flávio Bisi / Fernando Ventania (CA PE)
3 Amable Martinez-Conde Barrasa / Evandro Bautz / Raphael Mohamed (CA PE)
O primeiro dia de Rally Cuesta 2011 contou com uma especial de 128 quilômetros por regiões de reflorestamento nos arredores de Botucatu (SP), neste sábado. Na categoria motos chegou em primeiro o catarinense Ike Klaumann, enquanto Maurinho (José Mauro de Almeida Jr) foi o mais rápido dos quadris. Nos carros, Zé Hélio venceu, e nos pesos-pesados, os caminhões, Rafael de Souza Martinez-Conde subiu no degrau mais alto do pódio.
Segundo Ike, que completou a prova em 1h54m59s, o percurso estava gostoso de andar porque tinha muitos trechos de areia, conta. Mas fiquei um pouco inseguro em algumas partes, pelo fato de estar abrindo a prova, tem pouco rastro no caminho, completa o piloto, que foi o primeiro a largar.
Para André Suguita, quarto colocado nos quadris, o primeiro ano em que carros e caminhões participaram do Cuesta tornou o circuito melhor para a pilotagem. O percurso tinha muita lomba (curvas de nível), para quadri isso é legal, porque a sensação de saltar é muito bacana. E ainda com os carros e caminhões participando a pista é mais larga, comenta o piloto, que completou a etapa em 2h12m05s.
A estreia das novas modalidades na prova rendeu um total de 88 inscritos: carro (27), moto (49), caminhão (3) e quadri (9).
Primeiros Colocados da primeira etapa:
Carros:
1-José Hélio Rodrigues Filho / Kleber Cincea (T14X4) – Tempo de prova : 2h01m36s
2-Marcos Moraes / Carlos Eduardo Sachs (T14X4) – 2h03m33s
3-José Jorge de Barros Sawaya / Joá Bicudo (PR ET) – 2h04m14s
Motos:
1-Ike Klaumann (SPD) – 1h54m59s
2-Deni do Nascimento (SPD) – 1h55m00s
3-Thiago Carnio (MAR) – 1h55m48s
Caminhões:
1-Rafael de Souza Martinez-Conde / José Papacena Neto (CA LE) – 2h23m13s
2-Guido Salvini Netto / Flávio Bisi / Fernando Ventania (CA PE) – 2h40m03s
3-Amable Martinez-Conde Barrasa / Evandro Bautz / Raphael Mohamed (CA PE) – não completou a prova
Quadril:
1-José Mauro de Almeida Jr (QD4) – 2h03m46s
2-Munir Khalil Lebbos (QD4) – 2h03m47s
3-Ernesto Jun Watashi (QD4) – 2h11m21s
Este texto foi escrito por: Amanda Nero
Last modified: julho 3, 2011