O piloto Felipe Zanol (foto: Isaias Miciu)
Um dos maiores motociclistas brasileiros tem uma opinião polêmica sobre a luta entre Cyril Despres e Felipe Zanol na 19º edição do Rally dos Sertões. Segundo o pentacampeão da prova, embora pequenas diferenças tenham marcado a disputa entre os dois primeiros colocados, eles não estão muito rápidos neste ano.
Zé Hélio está na chefia da equipe Husqvarna SpeedBrain e não participa da competição em 2011. Ah, acho que o Despres está devagar e o Zanol está mais devagar que ele. É o que eu acho. Parecem duas comadres. Eles parecem estar em uma expedição, não em uma corrida, afirmou.
O piloto pretende voltar em outubro a competir de moto, no rali de Marrocos, como preparação para o Dakar. Enquanto isso, faz parte da equipe dos irmãos Klaumann, de David Frétigné, que se machucou na prova, e Paulo da Silva Gonçalves.
Passo minha experiência a eles. Consegui fazer meus pilotos evoluírem muito. Infelizmente um problema grave com combustível ruim acabou tirando duas das minhas motos hoje [ontem]. E um acidente grave ontem [anteontem] tirou a outra. Mas minha moto principal [a de Gonçalves] continua bem, declarou.
Zanol elogiou Zé Hélio e ressaltou ter dois ralis de experiência, enquanto Despres tem 90: Então, estou longe de conseguir aplicar minha pilotagem máxima nesta prova. Acho que tenho de aprender muito para conseguir impor o ritmo forte que tenho em enduro e cross-country.
Despres afirmou fazer seu máximo no Rally dos Sertões: Eu fiz meu melhor nesta manhã, ele fez seu melhor. O que eu curto é a disputa. Você não consegue ter uma ótima prova se você não tiver outro adversário. Acho que Zanol é um grande competidor.
Em 2008, Zé Hélio teve uma disputa dura com Despres e levou a melhor. Neste ano, o francês tem 1min37s de vantagem sobre Zanol após sete etapas.
Este texto foi escrito por: Andrei Spinassé, direto de Barra do Corda (MA)
Last modified: agosto 16, 2011