Piloto se aproxima de Jean Azevedo nos títulos (foto: Caetano Barreira/ www.webventure.com.br)
Após uma emocionante disputa em dez etapas, o brasileiro José Hélio sagrou-se campeão da 16ª edição do Rally dos Sertões, que começou dia 18 de junho, em Goiânia (GO), e terminou nesta sexta-feira (27), em Natal (RN). Zé Hélio travou uma disputa de poucos segundos com o francês Cyril Despres durante todos os dias de prova, e conseguiu o título no último dia.
O brasileiro assumiu a liderança da classificação geral após a sexta etapa da prova. Antes disso, Zé Hélio ficou em quarto lugar na primeira etapa e foi vice-líder da segunda a quinta etapa, sempre atrás do francês Cyril Despres. Uma vez em primeiro, o piloto não deixou mais o posto, mas foi ameaçado durante todas as etapas pelo francês.
Zé não sofreu com problemas mecânicos com sua Honda CRF450x. Uma das grandes diferenças dele para os seus oponentes era a potência de seu equipamento, uma moto 450cc, contra a KTM 690 Rallye de Cyril Despres, por exemplo.
É meu, é meu, é do Brasil. É Zé Hélio de novo! Obrigado! Foi muito bom, andei muito rápido hoje, não queria que a diferença do cartão de ontem valesse e queria ganhar dentro da prova e foi o que eu fiz, para não ter nenhuma dúvida ou discussão, disse ele sobre a penalização de cinco minutos que Despres levou após não entregar o cartão de controle após a nona especial.
A especial foi perfeita. Quando tive um pouquinho de dúvida o Marc Coma me passou, que é o melhor piloto do mundo, ai tive a certeza do caminho. Foi só entrar na praia e andar rápido. Me sinto em casa aqui no Rio Grande do Norte, disse o piloto agradecendo a todos na chegada da última etapa. .
Essa é a quarta vitória de Zé Hélio no Rally dos Sertões
Com informações de Thiago Padovanni, de São Miguel do Gostoso (RN)
O reinado de Jean Azevedo entre as motos no Rally dos Sertões está ameaçado. Nesta sexta-feira, o paulista Zé Hélio confirmou o título da edição de 2008, garantiu o tetracampeonato e ficou a apenas uma conquista do seu eterno rival, agora competindo nos carros.
Os méritos de Zé Hélio, no entanto, são indiscutíveis. Se os primeiros títulos de Jean Azevedo foram diante de pilotos brasileiros, Zé Hélio teve concorrência pesada principalmente em 2008 e 2007, quando também subiu ao lugar mais alto do pódio.
Mesmo com uma moto 450cc, ele foi capaz de fazer com que gringos pilotando motos da fábrica KTM comessem poeira pelo segundo ano consecutivo. E olha que a artilharia era pesada desta vez: o bicampeão do Dakar Cyril Despres, o espanhol Marc Coma, o francês David Casteu, o chileno Francisco Lopez…
Se a potência do motor não ajuda, Zé Hélio recorreu a sua técnica apurada e ao senso de navegação perfeito. O paulista também contou com a importante contribuição da regularidade. Depois do quarto lugar na etapa de abertura, ele esteve sempre entre os três melhores.
Venceu o segundo e terceiro dias, ficou em terceiro no 4º e 5º dias, fez o segundo tempo na 6ª e 7ª especiais, e repetiu a terceira colocação no antepenúltimo e penúltimo trecho cronometrado. Assim, marcou perfeitamente a diferença que havia aberto para Despres no início do Sertões.
A coleção de troféus de Zé Hélio no Sertões começou a ser desenhada em 1999. Quatro anos depois, o bi e mais quatro anos até o tri. Para sua alegria, não houve a necessidade de novo intervalo de quatro anos para o tetra.
Este texto foi escrito por: Lilian El Maerrawi