Zé Hélio começa bem o Rally Dakar (foto: Donizetti Castilho/ www.webventure.com.br)
O primeiro dia de Rally Dakar, que pela primeira vez acontece na América do Sul, teve surpresas na categoria Motos. O brasileiro Zé Hélio obteve o 9º melhor tempo, finalizando os 371 quilômetros de especial entre Buenos Aires e Santa Rosa de la Pampa, na Argentina, em 3h18min46.
O brasileiro optou por poupar o equipamento, mesmo em uma das etapas mais velozes da prova. “Eram 370 quilômetros de reta e piso bom. Então optei por limitar minha moto nos 140 quilômetros por hora, e preservar meu motor, já que o rali está só começando”, disse o piloto, que compete com uma Honda 450 cilindradas.
Mesmo contra motos acima de 600 cilindradas, o piloto conseguiu um lugar entre os dez primeiros. “Isso me deixa otimista, mas acredito que foi em virtude dos problemas com pneus, que todos tiveram. Eu tive um pouco mais tarde. Mas já dá para ver que minha estratégia de corrida está funcionando”, comentou o brasileiro, assim que chegou ao acampamento em Santa Rosa. Ele andou vários quilômetros sem o pneu traseiro, com a roda direto no chão, já que o pneu partiu ao meio e saiu do aro. O brasileiro foi ajudado pelo caminhão da Honda que segue a prova.
“O rali está só começando, já deu para esquentar os músculos, e também o psicológico, com esses problemas”, concluiu.
Mais resultados – O campeão da etapa foi o espanhol Marc Coma, que completou o percurso em 2h46min17, deixando para trás um dos favoritos na disputa, o francês Cyril Despres, que finalizou com o 22º tempo, atrás do campeão 41min48.
Despres foi o primeiro a largar, às 8h50, horário de Brasília. Por menos de 100 quilômetros ele liderou o rali, quando perdeu a posição para seu oponente espanhol. O francês também teve problemas com pneu durante a etapa.
Outros brasileiros em destaque foram Carlos Ambrósio, que finalizou com o 33º melhor tempo, atrás 50min17 de Coma, Dimas Mattos, que terminou com o 39º tempo, 53min06 após o campeão. Rodolpho Mattheis chegou após 1h00min17 do espanhol, garantindo a 60ª colocação. Já João Tagino não alcançou tão bons resultados como seus compatriotas, finalizando a etapa na 107ª colocação. Os resultados são extra-oficiais.
*Atualizado às 17h05, direto de Santa Rosa de la Pampa (ARG)
Este texto foi escrito por: Lilian El Maerrawi e Daniel Costa