Webventure

Zé Pupo e Shubi vão para os EUA treinar com a Team Sole


Zé Pupo (esq) na chegada do Brasil Wild em 2005 (foto: David dos Santos Jr/ Arquivo Webventure)

Os atletas de corrida de aventura José Roberto Pupo, o Zé Pupo, e Silvia Guimarães, a Shubi, embarcam essa semana para a Califórnia, Estados Unidos, onde treinarão com Paul Romero e Karen Lundgren, da equipe Team Sole, campeã da última edição do Ecomotion/Pro. Zé Pupo é capitão da equipe Motorola SOS Mata Atlântica e Shubi é da Atenah.

Segundo Romero, os brasileiros não terão moleza. Logo na saída do aeroporto, iniciarão um trekking de 2.000m de ascensão, seguidos por um mountain bike de 1.800m de ascensão, apenas para chegar na casa do casal, em Big Bear Lake.

Em 2002, Shubi já esteve na região realizando um treinamento parecido. “Paul e Karen são grandes estudiosos dos esportes de endurance, adoram ensinar e compartilhar as suas experiências e novidades”, comenta a atleta. Camila Araújo, também da Atenah, acaba de voltar do estágio com o casal e garante que a experiência é muito proveitosa.

Zé Pupo está animado e apreensivo com a viagem. “A primeira palavra que ouvi de Karen quando confirmei a nossa ida, foi ‘welcome to the house of pain’ (bem vindo a casa da dor). Precisa falar mais?”, comenta.

Os brasileiros querem voltar ao Brasil e repassar o aprendizado a outros corredores. “Compartilhar as lições recebidas com todos é além de um prazer, uma obrigação. Temos que estar sempre unidos, e lembrar que apesar de adversários nas corridas, somos todos companheiros, e se quisermos ver o crescimento do esporte no Brasil, e nos tornarmos competitivos nas provas internacionais, precisamos trabalhar em sinergia e sintonia”, afirma Zé Pupo.

Parceria – A parceria entre as duas equipes não é de hoje. Em 2005, Zé Pupo integrou a Atenah e conquistou o 4º lugar no Ecomotion Serras Gaúchas e o título do Circuito Brasil Wild.

No início deste ano, foi a vez de Shubi fazer parte da SOS e ajudar a equipe a conquistar o título do Circuito Try On Adventure Meeting, disputado no Rio Grande do Norte. Agora, as duas equipes estudam uma forma de estreitar ainda mais essa parceria.

Este texto foi escrito por: Webventure