Zé Pupo ao lado da Team Sole (foto: Bernardo Rodrigues)
Em um período de três semanas de estágio nos Estados Unidos ao lado da Team Sole, José Roberto Pupo, o Zé Pupo, capitão da SOS Mata Atlântica, conquistou duas vitórias em solo norte-americano. A última, a Desert Wind Adventure Race, foi conquista nesse fim de semana (13) e fechou com chave de ouro o período de treinamentos.
Zé Pupo embarcou para a Califórnia no final de abril ao lado de Silvia Guimarães, a Shubi, da equipe Atenah, que retornou ao Brasil na semana passada. A dupla brasileira passou por um intenso treinamento com Paul Romero e Karen Lundgren, da equipe Team Sole, campeã da última edição do Ecomotion/Pro e uma das principais equipes de corrida de aventura do mundo. Juntos, o quarteto faturou a primeira etapa do Circuito Americano de Corridas de Aventura, há duas semanas.
A prova do último fim de semana foi realizada no Deserto Mohavi, no sul do estado de Nevada. Era uma prova para trios que teve a participação de 30 equipes. O calor estava forte, cerca de 47ºC, e as equipes enfrentaram os mais variados desafios, como a travessia do rio Colorado com bicicletas e caiaques.
Percurso e estratégia – Os mapas do percurso foram entregues 30 minutos da largada, sem nenhum dos 41 PC’s plotados. Em uma parte da corrida as equipes podiam escolher a ordem de passagem nos PC’s, tornando a prova muito estratégica, comentou Zé Pupo.
O percurso do trekking foi pelas secas montanhas do deserto e os atletas passaram por terrenos irregulares com pedras soltas em estradas e trilhas. A canoagem teve 20 quilômetros no Rio Colorado/ Black Canyon. Os fortes ventos possibilitaram o uso de velas nos caiaques.
“Foi uma experiência fantástica, os treinos e competições foram muitos técnicos e mudaram o meu conceito sobre o esporte. Paul e Karen são muito inteligentes e habilidosos, e suas estratégicas fazem a diferença. Espero poder compartilhar este aprendizado com a comunidade de aventura do Brasil”, comentou Zé Pupo.
Este texto foi escrito por: Webventure