Surpresa na final do Paulista de downhill. Quando muita gente pensava que o carioca Marco Antonio Lira estava com o título na mão, outro atleta do Rio, apareceu para estragar a festa. Robert Sgarbi era apenas o terceiro colocado antes da terceira etapa, realizada domingo passado, no Pico do Jaraguá. Contando com uma má performance de Lira e do vice-líder, Alcides ‘Juninho’ de Souza, que caiu durante a decida, ele venceu a prova com pontuação dupla e arrebatou o campeonato. Foram apenas três pontos de diferença entre ele e Lira, que terminou a prova em terceiro.
A mesma situação se repetiu na categoria Juvenil. Erick de Paiva saiu da terceira colocação para ser o campeão da temporada, tirando a taça das mãos de Renato Montalla. Na Júnior, Vinícius Morandi, atual campeão brasileiro, chegou ao título com a ausência de Tiago Dellatesta, que foi competir nos EUA.
Confirmação – Zebras a parte, nas demais categorias os líderes foram coroados. Na Master, o ‘vovô’ Ludovico Melotti não conseguiu superar o favorito Joselito Damião. Rafael Gobato, na Expert, e Ricardo Pileckas, na Sênior, também confirmaram a superioridade.
Na competição de “dupla” do feminino – só duas atletas se inscreveram para o campeonato -, venceu a paulista Andréia Girão.
Apesar da empolgação dos atletas com a trilha do pico do Jaraguá, que segundo eles teria nível internacional, a final teve algumas falhas. Entre elas, a pequena equipe de apoio e o atraso no início da disputa. “Deixo aqui a promessa de realizar um Congresso para discutir tudo o que precisa ser melhorado no Paulista de downhill”, diz o diretor da modalidade na Federação Paulista, João Diogo.
O Paulista de downhill teve o apoio da Belco, Nipomed e da Webventure.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: agosto 26, 1999